Sou soropositiva HLTV e não fui informada no pré natal

jun

21

2017

Boa tarde. Me chamo Bruna e tive meu bebê tem pouco mais de um mês. Na minha primeira consulta no pré-natal, com dois meses de gestação ( posto público – SUS) fiz alguns exames que toda gestante tem direito. No próximo mês de minha consulta, já com quatro meses a enfermeira pegou meus exames e deu soropositiva para HLTV ( um retroviros da família do HIV ). Ela não me informou que eu tinha esses vírus e eu tendo o exame em mãos vi positivo mais não sabia do que se tratava e achei que por ela não ter falo nada não era de suma importância. Segui fazendo o pré-natal e ela continuou sem me informar que era grave. Fiz meu parto normal por que ela não me encaminhou para uma cesária. Estava com esse exame em mão para guardar na pasta que levei ao hospital para mostrar os exames mas senti contração no momento e cabei esquecendo de encima da mesa, contudo levei o meu cartão de gestante onde a enfermeira tinha posto que eu tinha o vírus. Então acredito que o hospital cometeu um erro, e grave, já que aumentou as chances de minha filha nascer com o vírus. Só fiquei sabendo que era grave quando o pediatra do hospital em que tive minha filha falou que eu não poderia amamentar. Fiz o pré-natal pra evitar justamente que meu bebê nascesse com algum problema, mas acredito que ela foi incompetente ao fazer o trabalho dela. Sei que eu deveria ter tido mais curiosidade e perguntar o que era, mas como falei, ela não falou nada sobre, então não achei que fosse importante já que estava lá com uma profissional que entende. Gostaria de saber se eu venceria um processo contra ela ?

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [3 Grey Star Level]
Resposta #1

Bom dia,BrunaLuana.
Veja bem, certamente que ela deveria lhe ter avisado acerca dessa doença, haja vista que voce e seu filho estava sob os cuidados dos médicos e enfermeiros do hospital. Existe sim fundamentação legal para que voce possa entrar com uma ação judicial contra o Hospital (pois de inicio é ele quem é o responsável por sua saude). Seu advogado irá alegar, entre outros fundamentos, que a nao informação pos em risco a vida e saude do bebê. No entanto, acredito que dificilmente voce ganhará essa ação, ainda mais se o seu filho nasceu sem a doença, o que será o mais importante ate mesmo na visão do juiz. Além disso, o hospital tem a prova de que lhe entregou o exame contendo que voce possui referida doença, logo, em tese, estava ciente. Aí entao, voce deverá provar o contrário, o que será muito difícil. Então, converse com um advogado de sua confiança e veja se compensa ajuizar essa ação. Boa sorte.

Answers Respondido por: thalesmadureira [Graduado Direito Red Star Level] [1389 Orange Star Level]
Resposta #2

Bom,no hospital mesmo fizeram o exame nela que deu positivo. Então ela ficou internada até a visita de uma profissional infectologista que me informou que eu só teria certeza quando ela tivesse 18 meses. Quando deveria ser feito outro exame. Então ela tem chances de ter o vírus. Acredito que eles(a enfermeira e o hospital) não terem se preocupado em me encaminhar para uma cesária prejudicou a chance que meu bebê teria de não ter o vírus.É pena que seja difícil ganhar a causa.Agradeço por esclarecer minhas dúvidas.

Answers Respondido por: BrunaLuana [3 Grey Star Level]
Resposta #3

Ah sim. Então, talvez nao havia necessidade de se fazer essa cesária, digo, nao traria risco algum em nao se fazer, mas quem saberá isso nao é nem o juiz, e sim a perícia, no caso, outro médico que irá dizer e, provavelmente o juiz irá decidir com base no laudo médico. Mas veja com algum advogado especialista nessas ações médicas, talvez haja jurisprudencias favoráveis a voce.

Answers Respondido por: thalesmadureira [Graduado Direito Red Star Level] [1389 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Sou soropositiva HLTV e não fui informada no pré natal, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

  • adson aguiar da s... (4)
  • Advocacia Inamar (2)
  • willian_torres (2)

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]
Você quer falar com
Advogado Online?
Preencha abaixo para falar com advogado online
Enviamos um email pra você.
Favor acessar seu email para prosseguir.
Ok!