Registro Conselho Regional de Contabilidade

maio

31

2019

Boa tarde

Tenho registro no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina à 09 anos, porém nunca usufrui dos serviços nem usei meu registro para assinar documentos contábeis.
Com isso quero realizar o cancelamento do registro, pois não pretendo mais fazer parte do órgão. Porém segundo uma resolução do conselho, a qual segue no fim desta pergunta, não posso baixar pois exerço função vinculada a área contábil (Analista de Custos).
Contudo penso que deve haver uma forma de pedir a desvinculação do órgão pois não é mais de minha vontade continuar vinculado e realizando o pagamento do mesmo.

Esta é minha duvida, agradeço se alguém poderá me orientar, abaixo resolução do órgão.

O profissional não poderá: ocupar cargo contábil e/ou executar qualquer atividade prevista no art. 25, do Decreto-lei 9295/46 e Resolução CFC 560/83.

em: Direito Consumidor Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Boa Tarde, o simples fato de exercer uma função que tenha vinculo com a área contábil, não significa que exista sua obrigatoriedade do pagamento da anuidade e seu registro no conselho de contabilidade. O que se deve avaliar inicial são os seguintes requisitos:

a) A função exercida possui alguma fiscalização pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, está como uma função obrigatória de registro, e assim necessidade de pagamento da sua anuidade;

b) Não somente a fiscalização pelo órgão específico, mas conforme o mencionado art. 25, do Decreto-Lei nº 9.295: São considerados trabalhos técnicos de contabilidade: I – Organização e execução de serviços de contabilidade em geral; II – Escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações e III – Perícias judidais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuíções de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade. Se estiver abrangido nesse caso, talvez deva permanecer registrado e pagando anuidade.

C) Por fim, deve-se avaliar se sua função exercida tem como requisito o registro no conselho, ou se sua função preenche algum requisito ou necessidade em relação a contabilidade. Realizando uma pesquisa, os requisitos, solicitam, pelo menos a formação em ciências contábeis e em alguns casos em administração, mas não solicitam o registro no conselho de contabilidade, ou seja, a interpretação é incomum, algumas empresas podem solicitar o registro e outras não, sendo opcional sua continuidade ou não.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo whatsApp (81) 99278-7347.

Cobra-Se R$200,00 pela consultoria e outras infinitas, o pagamento é feito somente uma vez, ou não seria cobrado em judicialização da ação.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [961 Orange Star Level]
Resposta #2

Num parecer jurídico mais específico, o simples fato de ter requisitos, os conhecimentos ou formação na área de contabilidade/ciências contábeis, não são suficientes, para que haja a obrigatoriedade de inscrição e pagamento ao conselho de classe respectivo.

Será necessário que a função, que a categoria profissional ou até mesmo a empresa assim necessite ou solicitem, assim como sua fiscalização ou não pelo respectivo conselho (porém o mais correto seria sua fiscalização), como foi dito antes, se preenchido pelo menos um dos três requisitos, poderia ser comparado a técnico em contabilidade/ciências contábeis, e nesse caso, haveria a obrigatoriedade de continuar registrado no órgão fiscalizador.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [961 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Registro Conselho Regional de Contabilidade, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

  • RodrigoBarros (22)
  • Mario2019 (3)
  • JosieBenjamin (1)

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]
Martin Frk Authentic Jersey Shelvin Mack Womens Jersey 
Fletcher Cox Womens Jersey