Procuração de esposo doente a esposa dando plenos poderes

jul

24

2017

Meu pai tem 74 anos e tem mal de parkinson e diabetes ha quase 20 anos e atualmente esta muito mal de cama alimentando por sonda e a cabeça dele não é totalmente normal mais, devido a doença de parkinson e ele não consegui assinar mais.Minha mãe fala que tem uma procuração registrada em cartório que ele passou pra ela dando a ela plenos poderes e que pode fazer o que quiser com os bens do meu pai tipo vender ou ate comprar algo.Meu pai tem lotes e um sitio do lado da cidade que moramos. Essa procuração tem tempo que foi passada para minha mãe, de quando meu pai tava bem da cabeça e conseguia assinar ainda.Por meu pai estar debilitado atualmente eu e meus 3 irmãos todos nos maiores de idade não teríamos que assinar concordando com tudo que for preciso ser feito ou essa procuração ainda é valida e só minha mãe pode decidir tudo sozinha?

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Olá caro visitante!

Obrigado por utilizar o Advogados Online.

Como a sua mãe tem essa procuração, garantindo plenos poderes em relação aos bens dele, e tendo em vista que seu pai ainda está vivo, os filhos não precisam assinar as vendas e compras juntamente com ela.

Como seu pai ainda está vivo, os filhos não tem nenhum direito em relação aos bens dele. Só terão direito quando ele vier a falecer e gerar a herança.

Nesse caso, mesmo com a procuração, tendo em vista que vocês também são herdeiros, é que se precisará colher as assinaturas para a venda e compra de bens.

Se você está suspeitando que sua mãe está se desfazendo dos bens, você pode buscar anular essa procuração via processo judicial.

Para tanto, você deve procura um advogado para entrar com esse processo e cuidar dos seus interesses.

Espero ter te ajudado. Caso apareçam mais dúvidas, não se preocupe e volte a nos perguntar.

Answers Respondido por: Dr Felipe Alvarez [Advogado Red Star Level] [1792 Orange Star Level]
Resposta #2

Mas devido ao atual estado de saúde do meu pai tem hora que ele da delírios falando sozinho dizendo que esta vendo pessoas que ate já morreram,não esta conseguindo conversar e expressar o que ele quer, ele não esta em seu perfeito estado físico e mental, enfim…Ele tem lotes e um sitio dentro da cidade e é aposentado.E essa procuração que minha mãe diz ter foi feita quando meu pai tinha consciência do que tava fazendo o que não e o caso no momento. Somos 4 irmãos todos de maior. Gostaria de saber 2 coisas:1º No estado em que meu pai esta ele tem que ser interditado e ter um curador para assinar no lugar dele caso seja preciso vender algum imóvel dele por exemplo? 2º Se um dos filhos pedir a interdição dele e quiser ser o curador dele os outros 3 irmãos e minha mãe tem que concordar ou no caso da minha mãe pedir a interdição e queira ser a curadora dele os 4 filhos tem que aceitar ser ela também??

Answers Respondido por: morenojc [2 Grey Star Level]
Resposta #3

Olá caro visitante!

Obrigado por utilizar o Advogados Online.

A procuração continua válida.

O que você pode fazer, nesse caso, é entrar com ação de interdição contra o seu pai.

Com essa ação, se confirmada, seu pai será interditado e um curador deverá ser nomeado para tratar dos interesses dele. Esse responsável pode ser qualquer um de vocês, desde que os outros concordem, ou uma pessoa estranha, como, por exemplo, um advogado ou contador, desde que autorizado pelo juiz e com a concordância dos herdeiros (filhos e esposa).

Na posição de curador/responsável pelo seu pai, essa pessoa precisará da autorização das demais para movimentar os bens, seja comprar ou vender. Bem como ela deverá prestar contas do que está sendo feito para vocês.

Caso queira entrar com a interdição, você deverá procurar um advogado para entrar com esse processo.

Espero ter te ajudado. Caso apareçam mais dúvidas, não se preocupe e volte a nos perguntar.

Answers Respondido por: Dr Felipe Alvarez [Advogado Red Star Level] [1792 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Procuração de esposo doente a esposa dando plenos poderes, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]
Você quer falar com
Advogado Online?
Preencha abaixo para falar com advogado online
Enviamos um email pra você.
Favor acessar seu email para prosseguir.
Ok!