Procedimento para Curatela de Idoso

mar

12

2021

O idoso é meu pai, possui outros filhos mais velhos, ele sofre com Diabetes há mais de 20 anos e recentemente desenvolveu problemas no coração e pulmão. Ele sempre possuiu um temperamento extremamente agressivo, mas nos últimos anos está fora de controle. Ele se recusa a seguir orientações médicas e é abusivo com membros da família que tentam ajudar. Recentemente ele vem perdendo a memória, mesmo que não admita e como eu disse anteriormente o temperamento está irracional. Ele expulsou minha mãe da casa, dizendo que queria viver sozinho, mas desde então é fato que na situação em que se encontra ele não consegue. Se recusa a tomar remédios e não segue o tratamento indicado. Eu sou a filha mais nova, ele possui outros filhos de um casamento anterior. Minha mãe recentemente desenvolveu uma seria depressão e ansiedade devido aos abusos. Os filhos mais velhos não agem de forma adequada e incitam muitos dos comportamentos que lhe causam mal, existe ainda a questão financeira, onde familiares estão se aproveitando da fragilidade do momento e situação para se aproveitarem do mesmo, financeiro, pessoal e emocional, e existe até a praticam atos , onde ele poderia ser responsabilizado, ele é formado em direito e sabe dos atos porém ignora sense preocupar consigo mesmo. Eu abri mão de trabalho e basicamente vida para tentar ajudar ambos parentes (pai e mãe), mas a situação está realmente fora do meu controle. Como deveria prosseguir? A curatela seria a melhor opção?

Obrigada

Obs: Quanto a categoria eu não sabia qual escolher, me desculpem.

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Boa Tarde, sim a curatela parece ser a melhor opção, mas nesse caso seria basicamente para gerenciar os bens deles, não iria interferir tanto na questão da saúde, o que, a depender do caso, seria mais uma interdição.

Mas para o que foi dito, uma curatela já será suficiente.

Se quiser mais informações, pode entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo whatsapp (81) 98402-3931.

Se em Pernambuco, nosso escritório pode lhe auxiliar nesse caso.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [1190 Orange Star Level]
Resposta #2

Me desculpe, mas a saúde é a prioridade no meu caso. E principalmente a saúde mental dele. Ele sempre foi agressivo e abusivo, mas o nível agora está além de qualquer limite. Eu gostaria de ajudar o meu pai, não quero que ele seja roubado, mas as finanças não são meu interesse principal. E se a curatela é uma opção, como proceder? Em quais bases?

Answers Respondido por: Silva Roberta [2 Grey Star Level]
Resposta #3

Informei o necessário, para demais consultorias feitas fora do site, eu cobro um valor, pois a OAB me permite fazer isso, se estiver de acordo, continuo respondendo qualquer dúvida.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [1190 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Procedimento para Curatela de Idoso, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

  • RodrigoBarros (23)
  • Thomasrex (1)

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]