Pensão alimentícia + guarda compartilhada

dez

18

2016

Oi, eu engravidei do meu namorado e achei que puderiamos entrar num acordo sem envolver advogados e justiça, mas minha filha já tem 3 anos e ele não da a pensão porem da algumas coisas de acordo com que ele acha necessário, ele é viúvo, tem 3 filhos, todos maiores de idade sendo que o mais velho faz faculdade. Sempre que toco nesse assunto, ele me ameaça com guarda compartilhada, eu gostaria de saber mais sobre meus direitos pois não quero ter a guarda compartilhada mas acho necessário minha filha ter a pensão.

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Boa noite, Elianarodriguesxavier .
Veja bem, a guarda compartilhada se tornou a regra a ser adotada na criação dos filhos de um casal que se divorcia. A Guarda compartilhada obriga que ambos os pais divorciados tenham responsabilidades iguais na criação dos filhos. A lei define guarda compartilhada como “a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns”. Em suma, o que se pretende com a guarda compartilhada é ter os dois pais presentes e atuantes, em condição harmoniosa. Portanto, situação em que a lei deve sempre estimular. É errônea a ideia de que durante a guarda compartilhada não mais subsiste a obrigação de pagamento da pensão alimentícia, a obrigação financeira vai depender da condição financeira de cada um dos pais. Qualquer dos cônjuges pode submeter ao juiz um pedido de pensão. Como ocorre até hoje, o juiz irá avaliar o pedido, levando em conta as condições econômicas e sociais de cada um e as circunstâncias envolvidas. A guarda compartilhada não é determinada por questões econômicas ou financeiras, mas principalmente pelas condições de os pais assumirem, em igualdade, responsabilidades e decisões. Portanto, a guarda compartilhada não tem muita relação com a pensão, logo, voce pode pedir a pensão tranquilamente.

Answers Respondido por: thalesmadureira [Graduado Direito Red Star Level] [1200 Orange Star Level]
Resposta #2

O que se entende de guarda compartilhada ? Ele não tem horário fixo de trabalho.

Answers Respondido por: Elianarodriguesxavier [2 Grey Star Level]
Resposta #3

Boa tarde.
Em suma, a guarda compartilhada tem como ideia que ambos os pais da criança decidam juntamente por quaisquer decisões relacionadas a ela, como: escola onde estudará, onde praticará suas atividades fisicas e por aí vai. Com isso, ambos os pais terão contato com a criança frequentemente, o que ocasiona uma maior segurança a ela bem como evita a alienação parental.

Answers Respondido por: thalesmadureira [Graduado Direito Red Star Level] [1200 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Pensão alimentícia + guarda compartilhada, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]
Você quer falar com
Advogado Online?
Preencha abaixo para falar com advogado online
Enviamos um email pra você.
Favor acessar seu email para prosseguir.
Ok!