Guarda compartilhada e pens?o alimentícia o que podemos fazer

mar

7

2019

Boa tarde proderia me responder uma pergunta não sabemos o q fazer meu esposo tem duas filhas de um casamento anterior a Guarda e compartilhada porém uma tem residência fixa com o pai outra com a mãe ano passado ela entrou na justiça cobrando pensão atrasada pq os recibos q tínhamos assinados por ela não tinham validade tivemos q fazer um acordo com ela o qual ainda não foi homologado pelo juiz agora semana pasada ela entregou a menina dizendo q arranjou Outro emprego e a menina não tem com quem ficar mas não quer abrir mão de pensão o que fazemos agora

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Boa Tarde, depende, mesmo com a guarda compartilhada, no caso não seria uma pensão, mas um auxílio no custeio de despesas com a criança, ou em outras palavras, o pagamento seria devido, seja de forma voluntária, judicial, salvo se o juízo concedeu isenção do pagamento da pensão, restando somente o dever de auxiliar a criança em questão de alimentação, saúde, etc.

Dependendo da questão do emprego da mãe da criança, isso não isenta o pagamento da pensão, dependendo da remuneração recebida, o que se pode solicitar é diminuição da pensão, a exoneração não caberia nesse caso, pois não preenche um requisito para isso.

Como não ficou muito claro, mas se a menina ficara morando com vocês, pode-se solicitar a guarda da criança, se for o caso, obviamente a mãe da menina irá questionar essa mudança. Somente com a alteração da guarda, e regulamentação das visitas em relação a mãe, é que caberia a isenção do pagamento de pensão, e a situação iria se reverter, ou seja, ela é que seria obrigado a pagar pensão para a filha.

Se ainda tiver dúvidas, se quiser entrar em contato e para maiores esclarecimentos dessa situação, meu e-mail é [email protected] ou pelo whatsApp (81) 99278-7347.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [910 Orange Star Level]
Resposta #2

Sim a menina está morando comigo agora mesmo que o juiz não tenha homologado o acordo podemos entrar com o pedido de Guarda ??

Answers Respondido por: Lijo [2 Grey Star Level]
Resposta #3

Sim, isso não impediria, que diante da situação possa ser solicitado o pedido de guarda, ou no caso sua alteração, obviamente que com isso, seria solicitado também a exoneração do pagamento, e o pagamento pela mãe e seria bom regular as visitas, caso o juízo conceda a mudança da guarda.

Quanto as visitas, deve ser estipulado que vai buscar, que leva, questão de aniversário da menina, férias escolares, dias dos pais, da mães, natal e ano novo, tudo devidamente, estipulado.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [910 Orange Star Level]
Resposta #4

Muito obrigado

Answers Respondido por: Lijo [2 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Guarda compartilhada e pens?o alimentícia o que podemos fazer, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

  • RodrigoBarros (27)
  • Lijo (2)
  • Liz Menezes (1)

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]
Martin Frk Authentic Jersey Shelvin Mack Womens Jersey 
Fletcher Cox Womens Jersey