GRAVIDA PODE SER MANDADA EMBORA?

jun

1

2012

OLÁ, MINHA DUVIDA É, ESTOU GRAVIDA E TRABALHO EM UM CONSULTORIO DE DENTISTA, NÃO ESTOU AGUENTADO FAZER AS OBRIGAÇOES E TENHO 2 ADVERTENCIAS ELE QUER QUE EU PEÇA A CONTA, MAIS NAO VOU PEDIR, CASO EU NÃO PEÇA ELE FALOU QUE IRA ME MANDAR EMBORA POR JUSTA CAUSA, QUAIS OS MEUS DIREITOS? SE TENHO?!

em: Trabalhista Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Olá, não entendo muito sobre leis mas, já passei por situação semelhante. O fato é: O pedido de demissão implica em renúncia à estabilidade ao emprego e aos demais efeitos legais, bem como às verbas indenizatórias devidas em caso de demissão sem justa causa, a exemplo das guias de seguro-desemprego, você perderá praticamente todos os seus direitos.
Deixe que o contratante te mande embora, procure juntar provas de que ele está a induzindo a fazer o pedido de demissão e faça uma queixa na Delegacia Regional do Trabalho.

E no caso da dispensa por justa causa, o que seu empregador tem para alegar?

Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando indesejável o prosseguimento da relação empregatícia.

Os atos faltosos do empregado que justificam a rescisão do contrato pelo empregador tanto podem referir-se às obrigações contratuais como também à conduta pessoal do empregado que possa refletir na relação contratual.

ATOS QUE CONSTITUEM JUSTA CAUSA:

Com base no artigo 482 da CLT, relaciona-se a seguir os subtópicos que trazem os atos que constituem justa causa para a resolução do contrato de trabalho pelo empregador.

Ato de Improbidade

Improbidade, regra geral, é toda ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem. Ex.: furto, adulteração de documentos pessoais ou pertencentes ao empregador, etc.

Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento

São duas justas causas semelhantes, mas não são sinônimas. Mau procedimento é gênero do qual incontinência é espécie.

Negociação Habitual

Ocorre justa causa se o empregado, sem autorização expressa do empregador, por escrito ou verbalmente, exerce, de forma habitual, atividade concorrente, explorando o mesmo ramo de negócio, ou exerce outra atividade que, embora não concorrente, prejudique o exercício de sua função na empresa.

Condenação Criminal

Desídia

Embriaguez Habitual ou em Serviço

Violação de Segredo da Empresa

Ato de Indisciplina ou de Insubordinação

Abandono de Emprego

Ofensas Físicas

Lesões à Honra e à Boa Fama

Jogos de Azar

Espero ter ajudado!

Answers Respondido por: srtaparreira [3 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre GRAVIDA PODE SER MANDADA EMBORA?, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Melhores Respostas

Top Advogados do Mês

  • Thiago Policaro (277)
  • feslima (36)
  • Dr Humberto (25)

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level [Mestre Direito Black Star Level]
M