Firma nao esta pagando salario em dia

jul

24

2012

olaá…

Meu marido trabalha pra uma empresa(prefiro nao citar o nome por enquanto), como operador de rebaixamento de lençol freático a quase 3 anos e ele nao recebe beneficios,periculosidade, nao pagam direito hora extra só querem colocar banco de hora que acabam nen dando esses banco de hora.Ele tem que mexer com agua de foça e nao ganha nenhum equipamento de proteção nen de segurança .Ele esta registrado como profissional mais ganha salario de ajudante que é de 972 r$ O salario esta bem abaixo do que ele deveria ganhar.A firma nao esta pagando o fgts direito, fomos no banco tem varios meses atrasado.Tem muito mais coisas…
Apesar de tudo isso ele ainda continuou trabalhando pra essa emprega por que como ele paga pensão ele acaba ficando com medo de nao arrumar outro emprego rapidamente .
Mais agora além de todos esses problemas na emprega agora eles estão atrasando o pagamento tem gente até que fica mais de um mes sem receber , isso é um absurdo..
Nós estamos muito preocupado porque ele paga pensao e eu estou gravida ja pra ganhar minha filha e nao da pra continuar nessa situação.
Gostaria de sua opinião pra me dizer o que ele poderia fazer? quais os direitos dele? e as conseguencias se no caso ele colocasse a firma no pau trabalhando?

sei que se ele recorresse ele estaria no direito dele, mais tenho medo do processo demorar ele fikar desempregado eai como fica?porque a gente mora em um barraco, ele paga pensão e eu preste a dar a luz fica complicado né?

me ajuda

agradeço pela atençaõ

em: Trabalhista Perguntado por: [3 Grey Star Level]
Resposta #1

Veja bem, é obrigação da empresa dar o equipamento de proteção no trabalho e o empregado deve cumprir. Se a empresa não cumpre ela é mutada. O funcionário não pode de forma alguma se expor ao perigo, ele ta no direito em não querer exercer o trabalho se não há equipamento isso deve ser conversado com o tecnico de segurança de trabalho se houver ou então dirigir ao departamento pessoal da empresa. Se ele não tem documento algum que comprove que recebeu o equipamento então a empresa também não pode alegar que está cumprindo. O funcionário pode ir ao DRT (delegacia regional do trabalho) e informar a situação, pois isso fará com que a fiscalização vá até a empresa para verificar esta situação. Não conheço bem esta função mas dependendo do grau de risco pode sim ele receber adicional de periculosidade a fiscalização irá verificar toda esta situação. Mas é bom que o funcionario antes converse com o empregador para que entre em acordo e haja bom senso de ambas partes e evite conflitos. Sobre salário isso depende do sindicato da categoria, ou seja que a empresa segue. Se ele ta na carteira como profissional ele deve receber o piso salarial de um profissional, agora se ele exerce somente na pratica mas na carteira é ajudante essa modificação deve ser alterada.

Answers Respondido por: DIL1985 [3 Grey Star Level]
Resposta #2

Ele poderia entrar com ação trabalhista de rescisão indireta e pleitear as difrenças salariais e mais outros direitos.

Answers Respondido por: Daniele Ty [7 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Firma nao esta pagando salario em dia, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]