Documentação entregue em Prefeitura passa POSSE de Concurso Público

dez

19

2018

Sou Servidora Pública Municipal.

No edital de minha convocação não fora especificado que deveria ser apresentado documento algum autenticado, apenas original e cópia legível. Isto foi feito na posse. Assim sendo, dentre os documentos fora apresentado Certificado de pós-graduação, o qual garantiria uma GRATIFICAÇÃO DE INCENTIVO no salário, porém, este “extra” não foi adicionado. Compareci ao RH e fiz um requerimento solicitando o devido pagamento, inclusive o retroativo, e o advogado da prefeitura contra-argumentou que não recebi o valor pois, não apresentei o certificado AUTENTICADO.

Sabendo-se que de acordo com a lei nº 13.726, de 8 de outubro de 2018, temos a “suspensão” da exigência de documento autenticado em órgão público (mesmo a data sendo posterior a minha posse, compreendo que o que é válido é o que consta no edital de convocação publicado pela prefeitura em seu site).Sendo assim, como devo proceder?

E, havendo resistência da prefeitura em pagar o que nada mais é do que meu direito, qual tipo de ação pode ser imposta?

Desde já, obrigada.

em: Trabalhista Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Bom dia, todos órgão da administração pública possui o dever de seguir entre outros princípios, o da legalidade, e nesse caso, baseia-se nas normas existentes, assim como no Edital do Concurso que foi realizado.

Como foi dito, se não havia menção de que parte do documento ou todos os documentos deveriam ser autenticados, isso não poderá servir como argumento para o seu não pagamento após a pessoa tomar posse, além disso, a recusa deve obedecer e se embasar na legislação, ou seja, esse advogado deve lhe informar que com base no artigo tal, parágrafo tal, e na alínea tal em seu caso não poderia ser concedido tal benefício.

Nesse caso, se realmente não for concedido, e for o caso de intervenção judicial, pode-se requerer judicialmente que seja pago o valor, como é algo muito complexo, deverá ser numa Vara Cível, se tentar Juizado Especial, só perderá tempo, nesse caso precisará de advogado(a) ou recorrer a um defensor(a) público(a).

Se ainda tiver dúvidas, se quiser entrar em contato, meu e-mail é [email protected] ou pelo whatsApp (81) 99278-7347.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [910 Orange Star Level]
Resposta #2

Em alguns casos, pela consultória feita, cobra-se R$200,00, mas não é obrigatório, nesse caso seria opcional. Em contrapartida, só é feita uma vez, após envio de dados bancários para depósito, e sempre que necessários poderá esclarecer quaisquer dúvidas jurídicas, pelo resto da vida, sem necessidade de um novo pagamento.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [910 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Documentação entregue em Prefeitura passa POSSE de Concurso Público, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

  • RodrigoBarros (27)
  • Lijo (2)
  • Liz Menezes (1)

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]
Martin Frk Authentic Jersey Shelvin Mack Womens Jersey 
Fletcher Cox Womens Jersey