Demissão discriminação doença

maio

30

2015

Meu nome é Gustavo e em agosto do ano passado descobri que sou portador do HCV. Devido aos acompanhamentos que precisei fazer tive algumas faltas na empresa, todas justificadas e com atestado, porém um dia me chamaram para saber se estava tudo bem com minha saúde e se podiam me ajudar com alguma coisa, então eu resolvi falar do diagnóstico, porém no dia seguinte me demitiram, sem justa causa.

Depois disso tive problemas de crise de pânico e não consegui mais procurar emprego, até então não queria falar para ninguém da minha situação, mas resolvi me abrir com um amigo e ele acha que a demissão pode ter sido motivada por discriminação e eu deveria agir, parei até de estudar para trabalhar até mais tarde e simplesmente fui demitido sem justa causa.

Eu sempre fui ótimo funcionário, tinha muitas horas extras e sempre ficava até tarde na empresa, mesmo se chegasse atrasado devido a algum exame ou consulta médica. Ganhava até DSR, por que fazia mais horas extras do que podia. Esperei o período de sazonalidade na empresa terminar, pois sabia que ficaria mais tranquilo no escritório, alguns dias antes disso tinha momentos que não tinha nem tarefas a serem cumpridas no escritório, por isso achei um momento bom para fazer os acompanhamentos médicos. Passei mal algumas vezes na própria empresa e tive que ir pro PS para me medicar.

Agora estou tentando voltar a procurar emprego e também voltei a fazer os acompanhamentos médicos, fiquei recluso por este período, pois fiquei mal, não achei que conseguiria outro emprego tendo apoio para me consultar e cuidar de mim.

Por favor, peço a ajuda de vocês ou então alguma indicação de como posso proceder. Não tenho condições de pagar um advogado no momento.

em: Trabalhista Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Prezado,

A dispensa de empregado portador de doença grave é presumida como discriminatória, ou seja, a empresa quem terá que provar que o dispensou sem saber de sua doença.
O correto é você buscar na justiça uma indenização pela dispensa discriminatório e ainda pedir para ver se recebeu as horas extras corretas.
duas informações importantes: DSR todos tem direito de receber, quem faz horas extras e quem não faz.
segunda: advogados trabalhistas normalmente não cobram para fazer essas ações, a praxe do mercado é a cobrança de 30% do que você ganhar da ação, logo, pode procurar um profissional da área, tranquilamente.

Answers Respondido por: MilenaHorita [Advogada Red Star Level] [4 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Demissão discriminação doença, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]