IPTU comprova que propriedade de imóvel ou terreno?!

dez

29

2011

Boa tarde. Gostaria de saber se o IPTU comprova que sou proprietário de determinado terreno ou imóvel. Meu pai comprou um lote há muitos anos, mais de 20 anos. Desde esta época ele paga os IPTUs do lote. Há muitos anos atrás, ele obteve uma surpresa muito desagradável: construíram uma casa em cima do terreno. Ligamos pra prefeitura da cidade que afirma que o terreno é do meu pai. Ligamos para o Registro de imóveis que afirma que o terreno não é de propriedade de meu pai. E queremos brigar por isso. Achamos que pra ter o IPTU chegando em nossa residência por muitos anos, somos proprietários de algum local. O problema é que não foi notificado absolutamente nada para nós referente a este terreno. O que podemos fazer

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Realmente seu pai não é o real proprietário. Para ser proprietário de bem imóvel, mais especificamente do terrento, é necessario que este imovel esteja escriturado, registrado e matriculado no nome do seu pai. No entanto, se ele possui contrato de compra e venda do verdadeiro proprietário, ele é um possuidor e tem direitos sobre o bem.
Quanto ao IPTU, o art. 29 e 31 do Codigo Tributário Nacional diz que incide o IPTU sobre a propriedade, dominio útil ou possuidor (este é o caso do seu pai). No entanto, isto é um ponto positivo para se conseguir a propriedade por meio do usucapião.
No caso em tela, é aconselhável que ele procure um advogado de confiança para tomar as medidas cabíveis, inclusive requerendo a propriedade por meio de usucapião.
Att.

Answers Respondido por: jrmiltinho [5 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre IPTU comprova que propriedade de imóvel ou terreno?!, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]