Pagamento de parcela da compra de um imóvel

out

1

2020

U ma orientação, por favor. Vendi um imóvel para ser pago em 4 parcelas semestrais á um corretor de imóveis. A 1ª foi paga no ato. O problema aconteceu agora, na segunda. Na ocasião da venda o comprador aventou a possibilidade de ter alguma dificuldade nesta parcela, visto a pandemia. Eu falei a ele que se ocorresse uma paralização total (o que não foi o caso das imobiliárias que continuaram trabalhando internamente) eu daria uma flexibilização de um mês para pagar. Ele me telefonou avisando que, realmente tinha ficado apertado e que só poderia pagar uma parte em outubro e o restante em dezembro. Eu não aceitei e disse que cumpriria minha palavra. Ele terá de me pagar o total da parcela no final de outubro, com os devidos reajustes previstos em contrato. A pergunta: e se ele, no final do mês diz que não vai ter condições novamente? O que posso fazer? Não gostaria de quebrar os pratos, mas também não posso ceder. Tenho o contrato devidamente registrado, com datas específicas de pagamento e a garantia de 4 notas promissórias. A segunda pergunta, no caso das notas. No contrato rege que o contrato tem a garantia de confissão de dívida. Como mencionado no contrato esta ressalva ele disse que não precisaria assinar as promissórias. Está correto?

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Bom Dia, nem tudo está previsto em contrato, por conta disso, caberá as partes entrarem em um acordo, acredito que a rescisão do contrato seria a pior solução, mas isso pode ocorrer, se a situação financeira do comprador do imóvel não melhorar. Não digo que deve ceder sempre, mas permitir melhores formas de solução para ambas as partes. Pois se isso for para questão arbitral ou judicial, será pior

No caso das notas promissórias, elas poderão ser cobradas, ou dependendo da situação protestadas em cartório, enfim, existem meios para sua efetiva aplicação.

No caso da confissão da dívida, em parte ele possui razão, não sendo obrigatória as notas promissórias, contudo, essas também outras finalidades, por conta disso, não há impedimento de ter sido assinadas as mesmas e a confissão da dívida.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [1250 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Pagamento de parcela da compra de um imóvel, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]