Eu era bolsista prouni agora querem penhorar meus bens

set

12

2018

Olá, em média três anos atrás eu era bolsista 100% de uma faculdade particular pelo prouni, logo em seguida consegui uma nota maior no enem e fui para uma federal pelo sisu. Após a minha saída me cobraram mensalidades referentes ao tempo que fiquei na faculdade particular, me recusei a pagar pois como era bolsista o governo repassava esse valor para a entidade, então ao meu ver seria uma cobrança duplicada. Hoje recebi um e-mail informando que se eu não pagar a divida eles vão colocar meus bens em penhor e já colocaram meu nome no serviço de proteção ao credito. Eles pode e tem o direito de fazer isso? Relembrando que eu era bolsista integral e não tinha vínculos financeiros com a instituição.

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Bom Dia, inicialmente não, mas é preciso saber se o governo repassou corretamente os valores para a faculdade, se o débito foi quitado. Porém mesmo assim o Estado é que deveria ser acionado, você só seria de forma subsidiária.

O fato é que certamente você não teria nenhum documento para comprovar que o débito foi quitado, e no caso da penhora, essa solicitação terá de de feita em juízo, além disso, você pode requerer a retirada do SPC/SERASA e se for pago algum valor, a repetição do indébito, ou seja, o pagamento do valor pago, mas uma parcela igual, por ter sido negativada, fora os danos morais e materiais, se ocorrido.

Contudo para isso é preciso comprovar que a culpa por toda essa situação não é sua.

Se ainda tiver dúvidas ou se quiser entrar em contato, meu e-mail é [email protected] ou pelo whatsApp (81) 99278-7347.

Rodrigo Barros
Advogado – OAB/PE 44547

Recife – PE

Answers Respondido por: RodrigoBarros [1250 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Eu era bolsista prouni agora querem penhorar meus bens, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]