Meu padrasto se recusa a sair da casa da minha mãe

ago

20

2018

Minha mãe se separo do meu padrasto a 8 anos, a casa aonde eles moravam era do meu avo (ja falecido) pai da minha mãe. Meu padrasto ajudo ela a construir a casa e esses anos todos de separação não quer sai da residência, minha mãe tem um filho com ele que hoje tem 23 anos que morava na casa junto com a esposa um filho e meu padrasto. Como ela sofria agressões da parte do meu padrasto deixo ele fica na casa com meu irmão e se mudo mais nunca deixo de ir na residência ja para não abandona-la para que mais tarde meu padrasto querer ter direito no lote.
Minha duvida: Meu irmão se mudo e eu estou no lote atualmente e meu padrasto se nega a deixa a residência sendo que ele não paga conta de agua e nem de luz mora de graça por todos esses anos. Minha mãe nunca abandono o lote e é ela que paga as contas ate esse mês eu mudar para o lote agora eu que pago. Sendo essa situação qual providencia devo tomar?

em: Direito Civil Geral Perguntado por: [4 Grey Star Level]
Resposta #1

So complementando minha mãe não caso com meu padrasto so moraram juntos mesmo, ficaram juntos ha 18 anos.

Answers Respondido por: michelleregina06 [4 Grey Star Level]
Resposta #2

Boa Tarde Michelle, nesse caso seria União Estável, que poderia ser configurada judicialmente, mas se a residência ainda está no nome do avó, nesse caso seria necessário iniciar o processo de inventário. Ele não teria direito a esse bem, pois mesmo contribuindo para sua construção. São essas as duas medidas, e dependendo do desenvolver da situação, ele será intimado para se manisfestar e em último caso, deixar a residência.

Se ainda tiver dúvidas ou se quiser entrar em contato, meu e-mail é [email protected] ou pelo whatsApp (81) 99278-7347.

Rodrigo Barros
Advogado – OAB/PE 44547

Recife – PE

Answers Respondido por: RodrigoBarros [1250 Orange Star Level]
Resposta #3

So mais uma duvida:
O fato de minha mãe ter saído do lote (por que a convivência com ele estaria prejudicial a ela, pois ele é usuário de drogas e alcoólatra) mais ainda pagando as contas e indo no local uma a duas vezes ao mês não pode se caracterizar como abandono ao lar. pode?
ela me deixo responsável pelo imóvel. Tem algo que eu e ela possamos fazer para que ele venha deixar o local rápido? por que pelo que sei o inventario demora um pouco.

Answers Respondido por: michelleregina06 [4 Grey Star Level]
Resposta #4

Independente do tempo que ele mora no local, isso não faz ele ter direito no lote por que é herança. Certo??
Perdão as perguntas mais estou meio confusa.

Answers Respondido por: michelleregina06 [4 Grey Star Level]
Resposta #5

Sem problema, pode perguntar. No caso, poderia se requerer a reintegração de posse, ou processo a parte ou no início do inventário, mas poderia demorar da mesma forma. Fora esses casos, somente se ele saisse do local voluntariamente, o que seria difícil de ocorrer.

No caso, ela pagando as contas e indo ao local de tempo em tempo não se considera abandono. No caso, depende do regime de casamento ou união estável, se for comunhão parcial de bens, ele não teria direito, como herança. Já no caso da comunhão universal ou total de bens, nesse caso ele passaria a ter direito. Como não existe posse mansa ou pacífica, assim como não ocorreu os 15 anos, ele também não pode solicitar Usucapião.

Answers Respondido por: RodrigoBarros [1250 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Meu padrasto se recusa a sair da casa da minha mãe, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]