Alertar alguém sobre possível crime é acusação?

maio

10

2017

Se uma pessoa, de maneira privada, alertar à outra pessoa sobre um POSSÍVEL crime, deixando claro que OUVIU DIZER que alguém (sem dizer o nome ou qualquer dado desse alguém) afirmou que uma terceira pessoa (citando o nome dessa terceira pessoa) chegou a planejar um crime contra ela, que de nenhuma forma foi executado, só planejado, caracteriza de fato uma acusação contra a terceira pessoa, que supostamente planejou o crime? Mesmo deixando claro que não sabe a veracidade, que não tem certeza de nada e é só um alerta? Obrigado pela atenção!

em: Direito Penal Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Olá, Lucckas!

Seja bem vindo ao nosso site Advogados Online!

Prezado,

A sua dúvida é quanto ao alerta que fará se pode ser uma certa ameaça à pessoa pela qual estar para ser ciente dos fatos. Pois bem, esse alerta vai depender muito se a pessoa pela qual você irá contar. Se ela for sua amiga próxima, pode até aceitar numa boa. Mas para que você possa alertar que um fato criminoso incidirá sobre ela é necessário você ter a ciência verídica dos fatos, é necessário que você procure saber a veracidade dos fatos. Mas o alerta à pessoa, ao meu ver, não caracteriza crime. No entanto, a pessoa que está planejando o crime contra tal, pode estar incidindo no iter criminis, fase preparatória, que passa da cogitação para a ação objetiva, por conseguinte advém os atos da execução, dirigido diretamente aos atos da execução, adentrando o núcleo do tipo. O meliante é punível somente quando inicia os atos executórios, sendo punido como tentativa. No caso em tela, ele não será punido, pois não teve início dos atos executórios, somente foi planejado o crime.

Espero ter elucidado suas dúvidas e, caso ainda persista alguma, não hesite em nos enviar uma mensagem. Abraços e boa resolução !!

Answers Respondido por: cguimaraes [Graduado Direito Red Star Level] [412 Blue Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Alertar alguém sobre possível crime é acusação?, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]