Discussão sobre Licença sem vencimento

mar

19

2017

Olá!Eu tomei posse no meu atual trabalho em 15/05/2014 e entrei em exercício dia 28/05/2014.Falta pouco tempo para passar no probatório e ter acesso a alguns direitos, como a licença sem vencimento. No entanto, passei em outro concurso para a mesma função em outro município e a posse está marcada para o dia 28/05/2017. A carga horária são de trinta horas em qualquer um dos municípios, com um detalhe: nesse que estou desde 2014, assinei documento dizendo que não tinha outro vínculo e agora, terei que assinar uma declaração que não tenho nenhum impedimento para assumir o novo concurso. Gostaria de saber se há alguma possibilidade de tirar licença sem vencimento para assumir o novo concurso. Obs.: ainda não tirei as férias deste ano, logo, pensei se seria possível tirar o mês de abril de férias e faltar alguns dias em maio até completar o período do estágio probatório para solicitar a licença sem vencimento. Isso, seria legalmente possível? Eu corro risco de responder administrativamente por assumir outro trabalho estando vinculada a outro? Como devo agir para não perder essa estabilidade que estou prestes a ganhar sem abrir mão desse novo concurso? Aguardo resposta! Obrigada!

em: Trabalhista Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Olá caro visitante!

Obrigado por utilizar o Advogados Online.

Não, isso não é legalmente possível.

Sim, você pode vir a sofrer processo administrativo e acabar perdendo os dois cargos públicos.

A Constituição Federal, nossa lei mais importante, estabelece que não é possível, ao servidor público, acumular dois cargos públicos ao mesmo.

Muito embora essa seja a regra, a própria Constituição fala que determinados casos podem acumular no máximo dois cargos públicos. Essas exceções são: dois cargos de professor; um cargo técnico com outro de professor; ou dois cargos privativos da área da saúde, como, por exemplo, ser médico na prefeitura e no hospital do estado. Além disso, será necessário que os horários de trabalho sejam compatíveis e um não atrapalhe o outro.

Agora, se o seu caso não se encaixa nas exceções que eu falei no parágrafo de cima, infelizmente, você terá que abrir mão de um dos cargos.

Não é possível sair de licença, mesmo que sem vencimentos, e assumir o outro cargo nesse meio tempo. Caso você faça isso, é bem provável que você sofra processo administrativo e seja exonerada.

Espero ter te ajudado. Caso apareçam mais dúvidas, não se preocupe e volte a nos perguntar.

Answers Respondido por: Dr Felipe Alvarez [Advogado Red Star Level] [1803 Orange Star Level]
Resposta #2

Visto que não é possível licença sem vencimento, a vacância poderia constituir-se como uma alternativa?

As informações acima foram muito esclarecedoras. Obrigada! Agora só resta essa reflexão sobre a possibilidade de vacância.

Answers Respondido por: kely.eu.cristina [2 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Discussão sobre Licença sem vencimento, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]