O banco pode bloquear minha conta nesse caso

dez

16

2016

Tenho um acordo com o banco para quitar dívidas que tinha com o mesmo que pra mim já tem um juros absurdo que deu o dobro do que devia.
Por problemas particulares atrasei 1 mês e agora estou pagando todo mês com 45 dias de atraso mas não deixo de pagar. Mesmo assim o banco todo mês bloqueia meu salário impedindo que eu consiga pagar minhas contas, fazer compras pra minhas necessidades e as vezes passar até vergonha em comércios pois não sou notificado do bloqueio e na hora de pagar os comércios mesmo com o dinheiro na conta não consigo efetuar o pagamento e até mesmo pagar o acordo. E tem mês que minha conta é bloqueada antes da data de pagamento da empresa e assim impossibilitando a empresa de depositar meu pagamento ou até mesmo minhas férias como ocorreu hoje.

em: Direito Consumidor Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Olá, Parlatto!

Seja bem vindo (a) ao nosso site “Advogados Online”!

Prezado (a), primeiramente os juros cobrado pelos bancos equivalem aos dias de atraso no pagamento, por se tratar de empréstimo, muitos bancos acabam fazendo desta forma para que o devedor evite de atrasar para não acarretar mais juros. Agora, o banco não pode, em hipótese alguma reter o salário, principalmente sem o aviso prévio ao cliente, sob pena de gerar indenização, por se tratar, de forma vexatória, como elucidado acima. Chegar nos lugares e não puder realizar a compra por motivo do banco manter o bloqueio da conta e do salário, pode gerar indenização. O banco, nesse caso, está se apropriando de um dinheiro o qual não lhe pertence,assim, somente o gerente pode fazer a liberação do seu salário após lhe oferecer um refinanciado de crédito. sugiro que você procure o banco e faça esse refinanciamento e ainda tente negociar quanto aos juros, para que você possa pagar em dia e sem atrasos, o banco pode oferecer ofertas para benefício do cliente. Espero ter elucidado suas dúvidas e, caso ainda persista alguma, não hesite em nos enviar uma mensagem. Abraços e boa resolução!!

Answers Respondido por: cguimaraes [Graduado Direito Red Star Level] [412 Blue Star Level]
Resposta #2

Boa tarde, Parlatto.
Veja bem, para complementar a resposta do colega: realmente, os juros bancários são altíssimos, por mais que você perceba que no final das contas estará pagando o dobro da divida ate então, é bem provável que não esteja ocorrendo irregularidade nenhuma perante a lei. Alias, nem há lei que defina a taxa de juros que pode ser aplicada, para saber se os juros estão abusivos, o caso precisará ser analisado friamente com o contrato em mãos. Pois bem, quando ao bloqueio de seu salário, ele não pode ocorrer em regra. Contudo, uma vez que você possui um débito com o banco, esse poderá sim descontar uma certa quantia de sua conta a fim de amortizar o saldo devedor. No entanto, o banco só pode pegar de seu salário o valor referente a 30%, não mais que isso. Sendo assim, como houve o bloqueio de todo o seu salário, você pode entrar com uma ação de indenização contra o banco.

Answers Respondido por: thalesmadureira [Graduado Direito Red Star Level] [1389 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre O banco pode bloquear minha conta nesse caso, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]