Não tenho o comprovante do pagamento do boleto

ago

26

2016

Boa tarde,
Curso Administração de empresas numa faculdade particular de Piracicaba/SP. Comecei no primeiro semestre de 2016, e quando fui fazer o vestibular, a propaganda dizia que a primeira mensalidade era grátis, e só tinha que pagar a matricula que no caso era R$ 59,90. Pois bem, isso foi em fev/16, paguei a matricula no boleto 59,90.
O valor das mensalidades eram de 598,00 por causa de um desconto que eu consegui por prestar o vestibular. Sempre paguei esse valor em todas as mensalidades…
No mês julho a fatura não chegou em casa como de costume, então fui até a secretaria da faculdade pedir uma 2ª via do boleto. A atendente entrou na minha pagina online da faculdade, e disse que o boleto não foi emitido, pois havia dois meses em aberto (o mês de fevereiro e março. Fevereiro era o mês que eu pagaria apenas a matricula, e em março eu já pagaria a mensalidade normal de R$ 598,00). Eu não guardei os comprovantes de pagamento, mas foi pago sim. Eles foram pagos numa agencia do Santander (o vencimento do boleto é dia 06, e eu pago sempre após o quinto dia útil, pois é quando eu recebo). Procurei o boleto pela minha casa inteira mesmo sabendo que não tinha guardado, e não achei!
Fui na faculdade novamente para tentar entrar num acordo, senão eu não ia conseguir continuar estudando no próximo semestre. O acordo foi o seguinte: eu teria que pagar o mês de fevereiro 598,00 + o mês de março 598,00 + o mês de julho 598,00 (que não tinha sido emitido o boleto porque estavam dois em abertos) fora isso tinha os juros que foram aumentando dia após dia. Tudo deu mais de 2.000,00 dividido em 11 vezes de 192,00.
Agora estou pagando todo mês quase 800,00 reais para a faculdade, sendo que não tenho condições para isso!!! Esse dinheiro a mais está fazendo falta.
Fui até a agencia que são pago os boletos, e a atendente disse que, como eu não tenho conta no banco, e foi pago por código de barras, não tem como emitir a 2ª via do comprovante de pagamento desses boletos.
O que devo fazer? Preciso de uma orientação. Perdi a razão por não ter guardado o comprovante?
Obrigada desde já.

em: Direito Consumidor Perguntado por: [3 Grey Star Level]
Resposta #1

Bom dia, amandagc.
Veja bem, é de extrema importância você guardar certos comprovantes de pagamento. O código de defesa do consumidor, em seu inciso VIII, prevê a possibilidade do ônus da prova nas relações de consumo, ou seja, caso a faculdade entre com uma ação de cobrança contra você, o juiz poderá determinar o ônus da prova, com isso, a faculdade é quem terá que provar que você não pagou determinado boleto. Mesmo assim, tente pelo menos lembrar onde você pagou, o dia e o horário, pois, caso precise, o juiz poderá solicitar ao local onde você pagou, que retirem um segunda via do pagamento. Mas tente resolver amigavelmente a questão juntamente com a própria faculdade, pois, será melhor para ambas as partes. No entanto, se você não obtiver êxito, contrate um advogado para que melhor o auxilie na demanda e até entre com uma ação para cancelar o débito. Boa sorte na resolução do caso.

Answers Respondido por: thalesmadureira [Graduado Direito Red Star Level] [1389 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Não tenho o comprovante do pagamento do boleto, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]