Divida ativa em execucao fiscal

abr

22

2016

Bom dia. Meu nome é Geraldo. Sou músico e tenho um cartaõ de Autônomo de Isento do ISS emitido pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Fiz um trabalho como músico na cidade de Curitiba em 1992. Fui á prefeitura e fiz um alvará para efeito de isenção do referido imposto. Retornei a cidade em 1994 mas não fui a prefeitura pois entedia que como na cidade do Rio, o alvará me isentava automaticamente do imposto. Me encontraram 19 anos depois com uma divida ativa no valor aproximado de R$ 10.000,00 com o processo iniciado em 2001. Bloquearam minhas c/c e c/p. Esta divida se encontra prescrita? Obrigado

em: Tributário Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

O seu alvará feito no Rio de Janeiro, o isenta apenas na circunscrição daquele município, uma vez que ISS é imposto municipal. Quanto a prescrição, o tempo de fato foi seu aliado, contudo deve-se observar se no processo judicial não houveram causas de interrupção ou suspensão da prescrição, que possibilitariam ao Sr arguir isto.Como o valor é baixo, sugiro que o ou tente parcelar esta dívida, ou se arrisque no processo judicial, que poderá vir a bloquear ou penhorar seus bens.

Answers Respondido por: Fabricia Soeiro [4 Grey Star Level]
Resposta #2

Boa tarde Geraldo.

Se o Fato Gerador ocorreu em 1992, a Fazenda Publica tinha ate 1997 para inscrever em divida ativa. Se não o fez, ocorreu a decadência. Contudo, de rigor elaborar defesa nos autos da Execução Fiscal para evitar bloqueios de conta corrente e demais bens.

Estou a disposição para sanar eventuais duvidas.

Atte.,
Dra. Giovanna

Answers Respondido por: giovannalettierearaujo [3 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Divida ativa em execucao fiscal, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]